quinta-feira, janeiro 26

24/01/2012

Depois de uma excelente noite em um hotel de nem uma, nem cinco estrelas, mas sim de 3 bilhoes de estrelas da noite Andina. Tomamos um belo café da manhã e de um relaxante spa, pedimos para nosso anfitrião, que nos preparasse um chá de coca, pois junto com as folhas que capitão capivara já havia adquirido iriam ser de grande utilidade para um mau altitude que viria pela proa...
Saímos por volta das 10 am e depois de 60km quando inicia-se a subida para travessia dos andes, paramos em um vilarejo chamado de Purmamarca, que além de muito charmoso com muitas lojinhas, restaurantes e boas pousadas, tem como atrativo principal as montanhas de 7 cores. Depois de caminha light, para visitar o monte, comemos as clássica e salvadoras empanadas de carme, botamos o pé na estrada novamente e desta vez com o destino a fronteira com o Chile, chamado passo de Jama.
Concluimos essa subida através de uma estrada sinuosa e muito visual, atingindo a altitude de 4.160 m. até chegarmos na polícia aduana Argentina.
No caminho para Aduana, passamos por um dos lugares mais bonitos que já vi, as Salinas, quilômetros de uma "terra"branca com águas cristalinas, sem palavras.
Antes de atravessarmos a fronteira e essa sem maiores problemas abastecemos o capimovel para chegarmos a São Pedro de Atacama.
Quando fizemos a saída da Argentina, a oficial da aduana, nos informou que a fronteira chilena estaria aberta somente até as 8pm. Como já eram 18pm e ainda faltavam uns 150 km, e nosso GPS acusava uma estimada de chegada de 7:51pm o capitão capivara, não teve outra alternativa se não acelerar o capimovel. Até ai tudo bem, pois confiamos no piloto, o problema é que em altas altitudes além de faltar combustível (ar) para a tripulação, o capimovel, também sofre e por conta disso não consegue desenvolver mais do que 60/80km em terceira nos trechos mais elevados. Vale dizer que deste 150 km, 110 são em altitudes acima de 4 mil metros chegando em varios pontos à 5 mil metros, com trechos extremamente sinuosos e inóspitos, isto  nos fez percorrer pouco mais de 1h 30min em situação desconfortável devido a altitude. Para melhorar os efeitos da mesma, consumimos uns 3 litros de chá de coca, além de mascarmos 2 sacos de folha de coca, nos últimos 30km dessa difícil travessia, começamos a descer e a altitude despencou para a casa de 2.400, altitude esta a mesma de São Pedro de Atacama. Conforme o previsto pelo nosso querido e confiavel e fiel escudeiro, GPS chegamos pontualmente as 19:55 pm na Aduana Chilena.
Fizemos toda burocracia normal, e para nossa surpresa ficamos sabendo que a Aduana se encerrava as 11pm e não as 8pm conforme a "boluda"da funcionária argentin havia nos dito. Isso aconteceu também com um outro rapaz que veio voado atrás de nós...
São Pedro é do lado da aduana, nos hospedamos no camping Taka Taka, já era tarde logo comemos e fomos para a cama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário